'SEJA UM LEITOR NO BRASIL DA DIVERSIDADE: LETRAS, RÍTMOS E NÚMEROS'

'FALE COM O SEU PROFESSOR E PUBLIQUE AQUI OS SEUS TEXTOS E SUGESTÕES DE LEITURAS E DE PRODUÇÃO ESCRITA'. VAMOS VALORIZAR AS INICIATIVAS E AS PRODUÇÕES REALIZADAS EM SALA DE AULA, NAS DIFERENTES DISCIPLINAS'



LER E ESCREVER É PRECISO!



A leitura, a escrita e a oralidade são práticas que fundamentam as ações do sujeito que vive em sociedade e dá sentido ao nosso conhecimento. É neste propósito que criamos este blog para que possa servir de valorização e divulgação das nossas interações sociais e realidades que assumimos como escola e como estudantes que sabem defender,opinar, argumentar e principalmente agir como agentes de transformação para construir um mundo melhor.




segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O HOMEM, O DIÁLOGO E A PAZ - MILENA STAUDT

O HOMEM, O DIÁLOGO E A PAZ - MILENA STAUDT - N 21 "Como posso dialogar se me sinto participante de um gueto de homens puros, donos da verdade e do saber a quem todos os que estão fora são "essa gente" ou são "nativos inferiores" PAULO FREIRE.
          Diante do texto "Diálogo em Paulo Freire" faço minha reflexão: É muito fácil sentir-se acima de alguma pessoa, criticando-a, apontando seus defeitos sem conhecer suas qualidades e tratá-la simplesmente como "inferior". Se o homem é capaz de tal reação de "dono da verdade", como acontece no diálogo entre a humanidade? Precisamos de igualdade para termos paz, mas como dialogar no meio de tanta diferença? É tudo muito simples, mas poucos olham pra si, aceitando-se e compreendendo que cada um tem a sua própria opinão, e esta deve ser respeitada em qualquer situação. Se houver respeito, haverá diálogo e a convivência ficará mais fácil. O mundo é repleto de pessoas com aspectos positivos que às vezes não são valorizadas. Se existe tanta passividade entre as pessoas, por que umas não ouvem as outras, aceitando suas contribuições sem ofenderem-se e assim manter o diálogo pacífico entre as diferentes culturais? Para o diálogo acontecer é preciso amar, amar o próximo, ser humilde em toda e qualquer situação e assim permitir que o diálogo aconteça. Se juntarmos ideias em bons diálogos, vamos construir a paz entre a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário